As temperaturas vão baixar no domingo: 3 ºc na guarda, 4 ºc em bragança e…

Tempo.pt | Meteored

A madrugada de domingo (9) trará um arrefecimento generalizado a Portugal, com temperaturas mínimas inferiores às registadas no sábado (8). A maioria das capitais de distrito deverá experimentar valores abaixo dos 10 ºC, com algumas localidades a registar temperaturas ainda mais baixas, inferiores a 5 ºC.

Este cenário climático, com a passagem de sucessivas frentes atlânticas, é típico do outono, caracterizado por chuva, trovoadas e uma gradual descida das temperaturas. Os dias tornam-se mais curtos, as noites mais frias, e a nebulosidade, juntamente com o vento, contribui para um tempo variável.

Após a recente frente fria que atravessou o país, os dias têm sido marcados por aguaceiros, nebulosidade e precipitação abundante, intercalados com períodos de céu aberto. No entanto, no domingo (9), o termómetro deverá descer até aos 3 ºC em algumas regiões, com valores inferiores a 10 ºC na maior parte do território, intensificando o contraste térmico em relação aos dias anteriores.

Mínimas entre 2 e 8 ºC a norte do Mondego

Após a passagem de uma frente fria, é comum a entrada de uma massa de ar polar que, com a diminuição da intensidade do vento, favorece a estratificação do ar e permite a acumulação de frio à superfície.

Espera-se que as nuvens se dissipem gradualmente ao longo do sábado (8), resultando num céu limpo durante a noite. Esta condição irá aumentar a perda de calor por radiação terrestre, levando a uma descida das temperaturas mínimas. A madrugada de domingo (9) deverá registar valores entre 2 e 5 ºC em grande parte do interior Norte e Centro, com destaque para o Nordeste Transmontano e Beira Alta.

Previsões indicam que Vimioso e Figueira de Castelo Rodrigo podem atingir uma mínima de apenas 2 ºC ao amanhecer, enquanto Mogadouro, Miranda do Douro e Guarda poderão registar 3 ºC. Em Chaves e Bragança, esperam-se 4 ºC. Esta descida representa uma diferença considerável em relação às temperaturas registadas anteriormente. Nas cidades do litoral, a influência do mar deverá atenuar o frio.

As capitais distritais de Viana do Castelo, Porto e Aveiro deverão registar temperaturas mínimas entre 8 e 10 ºC ao amanhecer de domingo (9). Lisboa e Faro apresentarão um cenário diferente, com mínimas a rondar os 13 ºC.

Descida ligeira das temperaturas máximas

O arrefecimento previsto para a madrugada e o amanhecer de domingo (9) também se estenderá às temperaturas máximas, embora com uma descida menos acentuada.

Apesar do amanhecer frio, o período diurno deverá ser relativamente ameno ou temperado, com máximas entre 15 e 18 ºC na maioria do Continente, com exceção de Faro (20 ºC) e Bragança e Guarda (14 e 12 ºC, respetivamente). Este cenário contribuirá para um acentuado contraste térmico entre o dia e a noite, principalmente nas regiões do Interior.

Entre sábado (8) e domingo (9), as temperaturas máximas deverão diminuir na maioria das capitais distritais. Em Coimbra, prevê-se 18 ºC, Lisboa 19 ºC, Faro 20 ºC e Bragança 14 ºC. No entanto, em algumas cidades, como Porto (17 ºC) e Guarda (12 ºC), os valores deverão manter-se estáveis.

Fonte: www.tempo.pt

Related posts

Portugal continental: Chuva irregular e noites frias até quarta-feira

Portugal vive inverno polar no continente e estabilidade insular

Levantar dinheiro no Multibanco: conheça os limites e evite alertas bancários