O piloto italiano Marco Bezzecchi (Aprilia) alcançou a vitória no Grande Prémio de Portugal de MotoGP, a penúltima etapa da temporada. A corrida, que decorreu no Autódromo Internacional do Algarve, marcou também a despedida de Miguel Oliveira (Yamaha) perante o público português, terminando a prova em 14.º lugar.
Bezzecchi dominou a corrida, liderando desde o início e cruzando a linha de chegada com uma vantagem de 2,853 segundos sobre o segundo classificado, o espanhol Alex Márquez (Ducati). O também espanhol Pedro Acosta (KTM) completou o pódio, terminando em terceiro a 3,188 segundos do vencedor.
Já campeão desde o Grande Prémio do Japão, Marc Márquez (Ducati) não participou nesta prova devido a lesão. O espanhol lidera o campeonato com uma folgada vantagem de 100 pontos sobre o seu irmão, Alex Márquez. Marco Bezzecchi está perto de assegurar o terceiro lugar no campeonato, faltando apenas dois pontos para confirmar a posição.
Antes da corrida, Miguel Oliveira foi homenageado pelo público português, numa cerimónia de agradecimento pelo seu contributo para o motociclismo nacional. O piloto de Almada, que se prepara para rumar ao Campeonato de Superbikes em 2026, recebeu uma forte ovação dos fãs e dos outros pilotos na reta da meta.
A cerimónia contou com a presença da mulher e da filha do piloto, que lhe entregaram a bandeira nacional portuguesa. Paraquedistas com a bandeira portuguesa e uma caravela também fizeram parte da homenagem.
Oliveira, que iniciou a corrida no 19.º lugar da grelha de partida, tem um palmarés de 116 corridas disputadas em MotoGP, com cinco vitórias (Estíria, Algarve, Catalunha, Indonésia e Tailândia), sete pódios e uma pole position, conquistada em 2020, ano em que venceu em Portimão.
Na categoria de Moto2, o piloto brasileiro Diogo Moreira (Italtrans) venceu a corrida, ficando a apenas um ponto de conquistar o título da classe. Moreira, que partiu da pole position, superou o neerlandês Collin Veijer (KTM Ajo) por 0,090 segundos. O colombiano David Alonso (Aspar) terminou em terceiro, a 0,492 segundos do vencedor.
Apesar de ter liderado a corrida, Veijer não conseguiu manter a posição, permitindo a Moreira recuperar a liderança. O espanhol Manu González (Liqui Molly Dynavolt), envolvido em várias disputas ao longo da corrida, terminou em sexto lugar, mantendo-se na luta pelo título.
Diogo Moreira chega à última prova da temporada, em Valência, com uma vantagem de 24 pontos sobre Manu González, quando estão 25 pontos em jogo.
Fonte: postal.pt