Chuva Forte Esperada no Norte de Portugal Este Sábado

Tempo.pt | Meteored

Uma nova fase de ciclogénese no Atlântico Norte está a intensificar o jato polar, o que resultará em depressões mais profundas a dirigirem-se para a Europa Ocidental nas próximas horas. Em Portugal, o impacto mais notório será sentido já amanhã, sábado, 29 de novembro, com a passagem de uma frente fria que trará chuva mais frequente ao Norte e Centro do país.

A precipitação será mais intensa e regular nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela. Em contrapartida, prevê-se que o Sul do país experiencie uma precipitação mais irregular, intercalada com períodos de céu limpo.

Especificamente, durante a manhã de sábado, a chuva deverá estender-se ao Noroeste de Portugal continental, tornando-se mais persistente entre o Minho e o Douro Litoral. Espera-se que os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto sejam os mais afetados, com períodos de chuva, por vezes, moderada, especialmente entre o final da manhã e o meio da tarde, altura em que o núcleo mais ativo da frente fria atravessará a zona costeira do Norte. Estima-se que a precipitação acumulada não deverá exceder os 20 mm até ao final do dia de sábado na região do Minho.

Prevê-se ainda que outros distritos, como Aveiro, Vila Real, Viseu, Bragança, Guarda e Coimbra, também registem chuva, embora com valores acumulados geralmente inferiores aos das regiões do Minho e Douro.

A sul do sistema Montejunto-Estrela, a frente fria deverá chegar já enfraquecida. Apesar disso, aguaceiros dispersos são esperados em Leiria, Lisboa, Santarém, Portalegre e Setúbal, principalmente durante a tarde. No Alentejo e no Algarve, a precipitação será mais irregular, alternando com céu nublado, mas com períodos sem chuva. Contudo, não se descarta a ocorrência de aguaceiros, especialmente no Baixo Alentejo e no litoral sudoeste.

Apesar da passagem da frente fria, não se antecipa uma descida abrupta das temperaturas. As máximas deverão manter-se, em geral, abaixo dos 15 ºC no Norte e Centro do país, podendo mesmo não ultrapassar os 10 ºC em algumas áreas do interior. O litoral alentejano e o Algarve poderão aproximar-se dos 17 ºC. As temperaturas máximas mais elevadas deverão ser registadas em Lisboa, com valores que poderão atingir os 19 ºC.

Devido à presença de ar frio em altitude, não se exclui a possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, sobretudo ao final da tarde e início da noite, acima dos 1900 metros de altitude. O vento, de Oeste ou Sudoeste, soprará moderado, com rajadas que poderão atingir os 40 km/h no litoral e nas terras altas.

No domingo, 30 de novembro, a frente fria estará já bastante enfraquecida. Entre a meia-noite e o meio da manhã, ainda poderão ocorrer aguaceiros fracos e pontuais, especialmente no Centro e Sul do país. No entanto, a tendência ao longo do dia será para um tempo mais seco e céu pouco nublado. O anticiclone voltará a aproximar-se da Península Ibérica, restabelecendo um padrão de maior estabilidade, embora com vento de Norte ou Noroeste moderado, por vezes mais forte na costa ocidental e em áreas montanhosas.

Com o céu mais limpo e noites mais longas, as temperaturas mínimas deverão descer, favorecendo a formação de geadas no interior Norte e Centro, em vales abrigados e planaltos. As temperaturas máximas deverão situar-se entre os 14 e os 17 ºC no litoral, entre os 7 e os 12 ºC no interior Norte e Centro, e apresentar valores um pouco mais elevados no Alentejo e Algarve.

Fonte: www.tempo.pt

Related posts

Portugal continental: Chuva irregular e noites frias até quarta-feira

Portugal vive inverno polar no continente e estabilidade insular

Levantar dinheiro no Multibanco: conheça os limites e evite alertas bancários