Início » Davide Traz Chuva e Agitação Marítima; Nevoeiro no Fim de Semana

Davide Traz Chuva e Agitação Marítima; Nevoeiro no Fim de Semana

Por Portugal 24 Horas

As condições meteorológicas adversas vão condicionar as deslocações rodoviárias nos próximos dias. O fim de semana prolongado da Imaculada Conceição será marcado por chuva, agitação marítima e nevoeiro, sendo este último um fator de risco acrescido.

A aproximação do fim de semana coincide com uma mudança na situação meteorológica. Um anticiclone estender-se-á em latitude através do sul da Península Ibérica, bloqueando parcialmente a chegada de frentes atlânticas. No entanto, uma dessas frentes trará chuva ao Noroeste de Portugal continental no sábado, dia 6.

Uma massa de ar tropical marítimo, invulgarmente quente para a época, associada ao anticiclone, deverá consolidar-se em Portugal continental, proporcionando um tempo mais ameno e estável durante o fim de semana prolongado, embora com exceções regionais.

No domingo, dia 7, o anticiclone estará centrado sobre a Península Ibérica, com alguma precipitação a persistir em certas áreas do país. Para além da chuva e da agitação marítima, o nevoeiro será o fenómeno mais notório.

A depressão Davide, a quarta da temporada de tempestades atlânticas de grande impacto, foi nomeada pelo Météo-France. Atualmente localizada a oeste das Ilhas Britânicas, com uma pressão mínima central de 967 hPa, deslocar-se-á para leste/nordeste.

Os efeitos da depressão Davide em Portugal continental manifestar-se-ão numa forte agitação marítima na costa ocidental, especialmente a norte do Cabo da Roca. Ondas de oeste/noroeste até 5,5 metros de altura significativa são esperadas até à manhã de domingo, dia 7, com uma diminuição temporária ao longo do dia e até meio da tarde de segunda-feira, dia 8.

No sábado, dia 6, as ondas poderão atingir uma altura máxima de 9 metros entre as 09:00 e as 18:00 na faixa costeira dos distritos a norte do Cabo da Roca. Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso amarelo e laranja devido à agitação marítima.

A frente fria associada à depressão Davide também provocará chuva, que se prevê persistente e pontualmente forte a partir da tarde de sexta-feira, dia 5, até meio da tarde de sábado, dia 6, nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e setores ocidentais de Vila Real e Viseu. Um aviso amarelo de chuva está em vigor nestes distritos até às 15:00 de sábado, altura em que a precipitação começará a diminuir. A sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, a chuva será fraca e pouco frequente, com tendência para estabilidade atmosférica.

Apesar da chuva prevista, o nevoeiro também será um destaque meteorológico, abrangendo grande parte do território continental até meio da manhã de sábado, dia 6. Nas regiões a norte do Mondego, particularmente nas zonas montanhosas dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro, Bragança, Viseu e Guarda, o nevoeiro poderá persistir ao longo do dia. No final do dia de sábado, o Alentejo e quase todo o Algarve também deverão registar nevoeiro temporário. Espera-se uma pequena subida generalizada das temperaturas, especialmente das mínimas, e o vento de su-sudoeste será predominante.

No domingo, dia 7, o céu permanecerá muito nublado, com períodos de chuva fraca previstos em várias zonas das regiões Norte, Centro e Grande Lisboa. A sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, haverá abertas, principalmente durante a tarde. A precipitação perderá frequência e intensidade, abrangendo menos áreas do território, devido à crescente influência das altas pressões. O nevoeiro voltará a surgir em vastas áreas de Portugal continental, sendo denso e potencialmente persistente em algumas zonas.

Durante a noite e nas primeiras horas da manhã de domingo, o nevoeiro deverá ocorrer em praticamente todo o país. Até meio da manhã, continuará nas zonas montanhosas do Norte e Centro, surgindo por vezes de forma isolada em alguns locais costeiros destas regiões, e também no Alentejo e Algarve, onde será mais denso.

Nas zonas montanhosas do Minho e Vila Real, o nevoeiro persistirá durante todo o dia, assim como em alguns locais dos distritos de Viseu, Bragança, Guarda e Coimbra. A partir das 18:00/19:00 de domingo, o nevoeiro deverá voltar a surgir no sul do país, especialmente no Algarve, onde ganhará terreno gradualmente.

Na segunda-feira, dia 8, feriado da Imaculada Conceição, haverá novamente nevoeiro matinal e muita nebulosidade, com aguaceiros pontuais previstos no Norte e Centro, sobretudo nas zonas de montanha. O nevoeiro deverá ser muito denso e persistir até meio da manhã no Interior, com destaque para a Beira Alta, Beira Baixa e Alentejo. Recomenda-se conduzir com precaução nas zonas com visibilidade reduzida.

Fonte: www.tempo.pt

Você deve gostar também