Depressão Ingrid vai agravar o estado do tempo em Portugal até sábado

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou que a depressão denominada Ingrid irá provocar um agravamento significativo das condições meteorológicas em Portugal continental nos próximos dias, trazendo chuva, neve, vento forte e agitação marítima.

De acordo com o IPMA, a partir da tarde de quinta-feira está prevista a passagem de um sistema frontal associado a esta depressão, que deverá originar períodos de chuva, por vezes intensa. Durante a noite, a precipitação deverá ocorrer sob a forma de aguaceiros, que poderão ser acompanhados de granizo e trovoada, situação que se prolongará até domingo.

Nas terras altas, a precipitação poderá cair sob a forma de neve acima dos 800 metros de altitude, com a cota de neve a poder descer temporariamente até aos 600 metros, em especial entre o final da tarde de sexta-feira e a manhã de sábado. O IPMA alerta para a possibilidade de acumulação significativa de neve nas serras do Norte e Centro, podendo atingir cerca de 25 centímetros até domingo.

O vento deverá intensificar-se a partir do final da tarde de quinta-feira, soprando do quadrante oeste, com rajadas que poderão alcançar 70 a 80 km/h no litoral e entre 80 e 100 km/h nas zonas mais elevadas, aumentando o risco de quedas de árvores e de estruturas.

Perante este cenário, o IPMA emitiu avisos laranja devido à queda de neve para vários distritos do Norte e Centro do país, nomeadamente Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu e Aveiro, com início na madrugada de sexta-feira. Para os distritos da Guarda e de Castelo Branco, o aviso entrou em vigor na noite de quinta-feira.

A depressão Ingrid irá também provocar forte agitação marítima, com ondas de noroeste que poderão atingir 6 a 8 metros de altura significativa na costa ocidental entre sexta-feira e domingo, podendo a altura máxima das ondas chegar aos 15 metros. Foram igualmente emitidos avisos laranja para vários distritos do litoral.

O IPMA recomenda o acompanhamento regular das previsões meteorológicas e a adoção de medidas de precaução, sobretudo nas zonas mais vulneráveis aos efeitos da neve, do vento forte e da agitação marítima.

Related posts

AIMA emite prova de aprovação para aguardar título de residência

Kikas troca o Estrela da Amadora por desafio na Bélgica

Presidencial 2026: Ventura Sobe o Tom e Desafia Seguro para Três Debates Diretos