Início » Dez minutos de chuva intensa causam caos na Grande Lisboa

Dez minutos de chuva intensa causam caos na Grande Lisboa

Aveiro, Beja, Setúbal e Évora também sob aviso laranja por mau tempo

Por Portugal 24 Horas

Uma chuva forte, com duração de apenas dez minutos, provocou esta terça-feira um cenário de caos em vários concelhos da Grande Lisboa. O fenómeno, que começou cerca das 16h00, colocou à prova o sistema de drenagem urbana, com registo de 25,9 litros de precipitação por metro quadrado no concelho de Sintra entre as 16h00 e as 17h00, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O caso mais grave ocorreu na Rotunda das Seleções, em Tercena (Oeiras), onde os bombeiros resgataram condutores de veículos imobilizados pelas águas. Uma mulher foi arrastada pela corrente e transportada ao Hospital de São Francisco Xavier, em Lisboa, com ferimentos ligeiros.

Apesar de localizado, o fenómeno teve impacto em toda a área metropolitana, com inundações em habitações, trânsito caótico e quedas de árvores. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 755 ocorrências até ao início da noite, a maioria na região de Lisboa.

Os distritos de Faro, Beja, Setúbal e Évora permaneceram sob aviso laranja devido à possibilidade de aguaceiros intensos e trovoadas. A Proteção Civil alertou para o risco de novas inundações, sobretudo em zonas urbanas de baixa altitude, e recomendou que a população evite atravessar lençóis de água ou circular em áreas inundadas.

📍 @portugal24horas | Jornal Digital Independente | OSINT

Você deve gostar também