Fico pondera criar grupo parlamentar com partidos “amigos da paz”

AP Photo

O primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, está a avaliar a possibilidade de formar um novo grupo parlamentar, congregando partidos de esquerda que partilham uma retórica anti-guerra. A informação foi avançada por um aliado próximo do chefe de governo eslovaco.

Fico, líder do partido Smer-SD, não deverá aderir, pelo menos para já, a nenhum grupo político já existente no Parlamento Europeu. Em vez disso, a estratégia passa pela criação de uma aliança com outras forças políticas que manifestem concordância com as suas posições em relação a questões de segurança e defesa, particularmente no que diz respeito ao conflito na Ucrânia.

Esta potencial coligação, apelidada informalmente de “amigos da paz”, poderá vir a agregar deputados de diferentes nacionalidades, unindo vozes que defendem uma resolução negociada para a guerra e que se opõem ao envio contínuo de armamento para Kiev. A iniciativa de Fico surge num contexto de crescente polarização política no espaço europeu, com tensões acentuadas entre os defensores de uma linha dura face à Rússia e aqueles que advogam uma postura mais conciliatória.

O líder eslovaco tem sido uma voz crítica das sanções impostas à Rússia e tem defendido abertamente o fim do apoio militar à Ucrânia, argumentando que tal apenas prolonga o sofrimento e a destruição. A sua posição tem gerado controvérsia e isolamento no seio da União Europeia, mas Fico parece determinado em prosseguir com a sua agenda, procurando alianças com outros partidos que partilham as suas preocupações.

A concretização deste novo grupo parlamentar poderá ter implicações significativas no equilíbrio de forças dentro do Parlamento Europeu, influenciando o debate e a votação de resoluções sobre política externa e segurança. Resta saber quais serão os partidos que se juntarão à iniciativa de Fico e qual o impacto real que este novo bloco político terá na cena europeia. As próximas semanas serão cruciais para determinar o futuro desta potencial coligação e o seu papel na definição das políticas da União Europeia.

Fonte: www.euronews.com

Related posts

Descarrilamento de comboio Iryo em Adamuz provoca mortos e feridos

Cinco esquiadores mortos em avalanches nos Alpes austríacos

O drama de Yves: um pensionista francês sem-abrigo no próprio carro