Frio Intenso Previsto Para Sexta-Feira, Com Geadas Nalgumas Regiões

Tempo.pt | Meteored

Após a dissipação da chuva, Portugal Continental prepara-se para enfrentar uma significativa descida das temperaturas devido à chegada de uma massa de ar polar marítima. A mudança no clima será notória ao longo da semana, com um gradual arrefecimento do tempo de norte a sul do país.

Já a partir de terça-feira, prevê-se o início da descida das temperaturas máximas e mínimas. Espera-se que as primeiras temperaturas negativas se façam sentir durante a madrugada, com a Serra da Estrela a registar -1 ºC. A previsão aponta para que este valor se mantenha na quarta-feira, com a temperatura máxima a não ultrapassar os 4 ºC.

A madrugada de quinta-feira deverá ser ainda mais fria, com valores a atingir os -2 ºC em várias zonas do Norte e Centro, nomeadamente no norte de Montalegre, no Nordeste Transmontano e na Serra do Caramulo. Na Serra da Estrela, os termómetros poderão descer até aos -4 ºC.

O dia mais frio da semana deverá ser sexta-feira. No Nordeste Transmontano e na Serra do Caramulo, as temperaturas mínimas poderão chegar aos -4 ºC, enquanto na Serra da Estrela se esperam valores na ordem dos -7 ºC. Nas regiões montanhosas do Norte, as temperaturas poderão atingir os -2 ºC.

As temperaturas máximas de sexta-feira deverão variar entre os 5 ºC na Guarda e os 15 ºC em Lisboa, sendo as mais baixas da semana. Nos restantes dias, as máximas mais elevadas não deverão ultrapassar os 19 ºC na capital.

A combinação destas baixas temperaturas com a elevada humidade noturna poderá levar à formação de geadas, sobretudo no interior Norte e Centro, em áreas como vales e terras baixas.

Para o fim de semana, prevê-se uma ligeira subida das temperaturas e o regresso da chuva ao litoral Norte e Centro. Apesar de a madrugada de sábado ainda ser fria, o domingo deverá trazer temperaturas mais amenas, embora ainda baixas.

Fonte: www.tempo.pt

Related posts

Portugal continental: Chuva irregular e noites frias até quarta-feira

Portugal vive inverno polar no continente e estabilidade insular

Levantar dinheiro no Multibanco: conheça os limites e evite alertas bancários