Paris assinala 10 anos dos atentados terroristas de 2015 com homenagem

© Reprodução Instagram/ Anne Hidalgo

Paris prepara-se para assinalar o décimo aniversário dos atentados terroristas de 13 de novembro de 2015, com uma série de homenagens às 130 vítimas e aos seus familiares. A Torre Eiffel, um dos símbolos da capital francesa, será iluminada com as cores da bandeira francesa – azul, branco e vermelho – nas noites de quarta e quinta-feira, em memória dos trágicos eventos.

O anúncio da homenagem foi feito pela presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo, através das redes sociais. Na sua publicação, Hidalgo sublinhou que “Paris lembra-se” e que “nunca os esquecerá”. Esta iluminação especial da Torre Eiffel pretende ser um gesto simbólico de solidariedade e recordação, dez anos após os ataques que abalaram a cidade e o país.

Para além da iluminação da Torre Eiffel, estão previstas diversas cerimónias comemorativas nos locais que foram alvo dos ataques terroristas. O Presidente francês, Emmanuel Macron, marcará presença nestas homenagens, que se realizarão na quinta-feira, dia 13 de novembro.

As cerimónias terão início no Stade de France, seguindo-se homenagens nos terraços do Le Petit Cambodge, Le Carillon, La Bonne Bière, Le Comptoir Voltaire e La Belle Équipe. A última homenagem acontecerá no Bataclan, sala de espetáculos que foi palco de um dos momentos mais trágicos da noite de 13 de novembro. As cerimónias terminarão no novo jardim memorial na Place Saint-Gervais.

Os ataques de 13 de novembro de 2015, reivindicados pelo Estado Islâmico, provocaram a morte de 130 pessoas e ferimentos em mais de 350. Os atentados ocorreram em diversos pontos da cidade, incluindo a sala de espetáculos Bataclan e as imediações do Stade de France, causando um profundo choque em toda a França e na comunidade internacional.

Entre os autores dos ataques, sete morreram durante a noite dos atentados. Salah Abdeslam, o único membro vivo do grupo terrorista responsável pelos ataques, foi condenado a prisão perpétua pelo Tribunal Especial de Paris.

Fonte: www.noticiasaominuto.com

Related posts

Portugal regista aumento de 23,4% nos preços das casas

A formação marselhesa vence por 5-2 em exibição dominante

A Índia aprova megainvestimento de 5,4 mil milhões para construção naval