A Rua do Bonjardim, no coração do Porto, ascendeu a um lugar de destaque no ranking anual das ruas mais “cool” do mundo, elaborado pela revista Time Out. A rua portuense surge no top 3, logo após a Rua do Senado, no Rio de Janeiro, e a Orange Street, em Osaka, Japão.
A seleção, que visa destacar os locais mais vibrantes e interessantes do mundo, é baseada nas indicações dos editores locais da revista. A equipa internacional da Time Out refina as sugestões, tendo em conta critérios como a gastronomia, espaços de lazer, oferta cultural e artística, vida noturna e o sentido de comunidade presente no local, elementos que, segundo a publicação, tornam estes espaços únicos para viver e explorar.
A Rua do Bonjardim, localizada no centro da cidade, perto de pontos de interesse como o Mercado do Bolhão e a Avenida dos Aliados, tem vindo a ganhar popularidade tanto entre turistas como entre os habitantes locais. A revista destaca que, apesar da sua centralidade, a rua consegue manter-se “suficientemente afastada do caos”.
A Time Out realça ainda que a Rua do Bonjardim “tem tudo o que é preciso para se tornar numa das próximas áreas obrigatórias de visitar”, onde “novos e velhos negócios acrescentam cor e personalidade” à rua, que reúne “mercearias à moda antiga e restaurantes lendários, famosos pelas suas bifanas”.
O top 10 das ruas mais “cool” do mundo, segundo a Time Out, inclui:
1. Rua do Senado, Rio de Janeiro (Brasil).
2. Orange Street, Osaka (Japão).
3. Rua do Bonjardim, Porto (Portugal).
4. Fanghua Street, Chengdu (China).
5. Sherbrooke Street West, Montreal (Canadá).
6. Montague Road, Brisbane (Austrália).
7. Maybachufer, Berlim (Alemanha).
8. Olympou Street, Tessalónica (Grécia).
9. Orchard Street, Nova Iorque (Estados Unidos da América).
10. Vĩnh Khánh Street, Cidade de Ho Chi Minh (Vietname).
Embora o turismo de massas possa, por vezes, ser visto como um fator de pressão sobre a sustentabilidade das cidades, devido à gentrificação, a Rua do Bonjardim é um exemplo de como o turismo pode revitalizar áreas urbanas. Há algumas décadas, a rua era descrita como um local “muitas vezes sujo, muitas noites triste e escura”. A transformação impulsionada pelo turismo nos últimos anos resultou numa nova dinâmica socioeconómica, elevando a Rua do Bonjardim ao patamar de uma das ruas mais “cool” do mundo.
Fonte: www.tempo.pt